
Pesquisadores encontram fóssil do maior dinossauro carnívoro do Brasil!!!!
Concepção artística mostra como seria o dinossauro,
que viveu há cerca de 95 milhões de anos atrás.
O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou nesta quarta-feira (16/03/11) a descoberta do maior dinossauro carnívoro já encontrado no Brasil. Batizado de Oxalaia quilombensis, a espécie faz parte do grupo dos espinossaurídeos.
Acredita-se que o animal, que media entre 12 e 14 metros de comprimento e pesava entre 5 e 7 toneladas, viveu há cerca de 95 milhões de anos, no litoral do Maranhão. Antes da descoberta do Oxalaia quilombensis, o maior dinossauro carnívoro brasileiro era o Pycnonemossauro, que media 9 metros.
Segundo a pesquisadora Elaine Machado, do Museu Nacional, a espécie foi identificada a partir de um conjunto de fósseis, com partes do maxilar e dentes do dinossauro, encontrado em 1999 na Ilha do Cajual, no Maranhão. A identificação da espécie e a divulgação da descoberta, no entanto, demoraram 12 anos.
"Ele era o réptil dominante da Ilha do Cajual. E esse é um grupo de dinossauros que desperta grande interesse não só aqui no Brasil quanto lá fora, porque tem características diferentes de outros dinossauros carnívoros. E, por ter sido uma das estrelas do filme Jurassic Park III, ele chama muita atenção", disse.
O dinossauro brasileiro também é considerado o segundo maior espinossaurídeo do mundo, ficando atrás apenas do Espinossauro aegyptiacus, identificado em 1915, no Egito. Duas espécies de espinossaurídeos já haviam sido descobertas no Brasil, na Bacia do Araripe: Irritator challengeri e Angaturama limai. O nome Oxalaia é uma homenagem à divindade africana Oxalá e quilombensis se refere ao fato de que a Ilha do Cajual já foi um quilombo, onde viveram descendentes de escravos.Barapassauro
O Barapassauro foi um saurópode que viveu no início do período Jurássico. O seu nome significa Reptil de Grandes Patas pois os seus fémures mediam 7 metros. Media em torno de 18 metros de comprimento, 7,5 metros de altura e seu peso é até então desconhecido.
O Barapassauro viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados na Índia. Foi um dos primeiros saurópodes a surgir na Terra.
O animal tinha dentes em forma de colher, como outros sauropódes, o que indica que comia ramos de altura média (como os elefantes atualmente).
Ficha do Dinossauro:
Nome: Barapassauro
Nome científico: Barapasaurus tagorei
Época: Início do Período Jurássico
Tamanho: Cerca de 18 metros de comprimento e 7,5 metros de altura
Peso: Desconhecido
Local onde viveu: Ásia
Alimentação: Herbívoro
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
0 comentários:
Postar um comentário